Aço e Sustentabilidade

Na última década, em particular, tem-se acentuado uma maior preocupação social com as questões ambientais; e, consequentemente, a sustentabilidade configura-se como um dos critérios com elevada influência na tomada de decisão dos gestores.

E, o setor da Logística não é uma exceção à regra, pois o aço é um dos materiais predominantes. Este tem uma multiplicidade de aplicações, nomeadamente: i) construção das estruturas dos próprios armazéns; ii) racks, prateleiras, redes, etc., ou seja, na prática toda a variedade de estruturas metálicas da operação de armazenagem e logística de acordo com a carga, dimensões e características das instalações; e, iii) outras aplicações, como por exemplo estruturas elevatórias e/ou empilhadores.

Importa lembrar que o aço é uma liga metálica formado pela mistura de carbono e ferro a altas temperaturas e, a sua produção, além de consumir um elevado nível de energia gera 7% das emissões de dióxido de carbono a nível mundial. Atualmente são produzidos 240 kg/pessoa/ano, o que significa cerca de 1.800 milhões de toneladas, resultando num forte impacto ambiental.

O impacto ambiental do aço a longo prazo pode ser reduzido através de diferentes estratégias: i) inserção de outros componentes; ii) substituição por outros materiais idênticos (aplicação e resultado); e, iii) reutilização, porque é um material reciclável.

Assim, a Gestiracks pondera nas suas intervenções, quer seja numa instalação nova ou reaproveitamento dos materiais existentes, qual o tipo de material mais adequado para cada cliente e o seu impacto ambiental. E, a procura por conhecimento sobre os benefícios ambientais dos seus materiais, é outra estratégia da Gestiracks para contribuir de forma ativa para um menor número de emissões de carbono (escolha consciente).

Para qualquer esclarecimento adicional sobre esta questão, contacte-nos!