Implementação de Gestão da Qualidade: ISO 9001

A ISO (Organização Internacional de Normalização) é o instituto responsável que desenvolve normas, certificações e testes, de forma a regulamentar as melhores práticas e performance empresarial. Com as normas padrão definidas a melhoria da segurança e bom funcionamento das organizações é uma realidade.

No âmbito da logística existem três normativos principais: ISO 9001, ISO 28000 e ISO 30300. Estas normas complementares auxiliam os processos a ter qualidade comprovada, promovem uma efetiva melhoria na gestão de recursos, redução de custos, etc. Todavia, à semelhança da publicação anterior, a sua implementação impõe diferentes estágios de maturidade.

A ISO 28000 exibe recomendações sobre a logística de segurança das mercadorias, aliás prática transversal às organizações (estágio um). Assim, verifica-se uma otimização da gestão dos riscos de segurança (tentativa de evitar incidentes); e, uma melhor comunicação entre fornecedores e consumidores.

A ISO 30300 reconhece a importância de normalizar a gestão documental de arquivo via o sistema SGDA (Sistema de Gestão de Dívida Ativa). Esta ISO permite uma melhoria dos processos internos, diminui o desperdício de tempo e dinheiro e incrementa a produtividade (indicadores qualitativos de eficiência operacional- estágio dois).

A ISO 9001, estágio três, incorre na atualização da norma dedicada à gestão da qualidade dos produtos e/ou serviços. A sua obtenção pressupõe elevados índices de confiança pelo cliente, pois existe um alinhamento estratégico dos processos do negócio organizacionais com a ISO (rotinas de monitorização e melhoria contínua com foco no cliente).

Para saber mais sobre esta solução inovadora contacte-nos…