Manutenção sustentável

Um processo de logística e armazenagem com manutenção sustentável requer: i) analisar padrões de atividade e lógica rotacional de produtos; ii) comportamento dos colaboradores versus melhores práticas; e, iii) entender o estado de racks, estantes e outras soluções.

O conhecimento dos ciclos de atividade, assim como, o volume e tipo de produtos permite otimizar a estrutura operacional. Tal significa entender padrões internos ou clientes conforme a realidade de cada operador logístico, por exemplo, explorando a metodologia ABC. O intuito é entender opções em matéria operacional.

O comportamento dos colaboradores decorre naturalmente de hábitos adquiridos em contexto laboral. Estes hábitos estão diretamente relacionados com uma manutenção sustentável, ou seja, um menor número de intervenções fruto do desgaste de racks ou proteções. Assim, a formação é essencial para um contributo positivo (visão de investimento)

Entender o estado das racks, proteções ou estantes ao longo do tempo reconhece planear um conjunto de intervenções programadas (manutenção preventiva) para: i ) maximizar o tempo de vida útil destas estruturas de suporte; ii) maximizar o tempo de operação e/ou funcionamento do armazém sem paragens forçadas; e, iii) minimizar efeitos negativos na segurança física dos colaboradores.

É tão relevante que deve ser encarado como um verdadeiro investimento! A expressão sustentável expressa bem as dimensões: i) económica (custos de manutenção extra devido a ausência de manutenção); ii) sociais (resultado de acidentes); e, iii) ambientais (aquisição antecipadas de racks, proteções, estantes, etc) do processo.

Quer saber mais sobre os contratos de manutenção Gestiracks? Se sim, contacte-nos.