Organização em armazém versus retenção de colaboradores

Qualquer colaborador sente-se mais motivado ao laborar numa empresa em que exista organização; e, tendo a componente logística tem um peso significativo nas operações quotidianas, é vital entender esta conexão.

Entre outras coisas, a organização permite evitar conflitos, poupança de tempo e diminuir a taxa de erro. Deste modo, trabalhar num ambiente agradável e organizado, onde os horários e a vida do colaborador são respeitados a vontade de mudar de emprego tenderá a ser bastante menor. Isto, comparando com um colaborador descontente, que trabalhe num ambiente hostil e desorganizado.

A retenção de talento, procurada por empregadores, define-se por um conjunto variado de ações que têm como objetivo manter bons colaboradores na organização. São utilizadas estratégias como o reconhecimento, oferta de benefícios corporativos e ações de integração no ambiente de trabalho.

Existem dois fatores essenciais para reter e motivar os colaboradores:

  1. o primeiro é incrementar o envolvimento dos colaboradores através de uma identificação com a empresa e sentirem que a sua participação faz a diferença;
  2. o segundo foca-se em desenvolver sistemas que providenciem suporte ao sucesso dos colaboradores a motivação aumentará exponencialmente.

Assim, imagine qual a consequência em empresas, cuja área logística têm um número considerável de colaboradores. Logo, quanto maior for o nível de organização e de procedimentos do armazém maior é a probabilidade de retenção dos colaboradores. Aliás, se for uma política ativa da estratégia global de retenção a tendência é de melhoria.